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Como os bebês brincam?

Foto do escritor: Escola Jardim Raio de SolEscola Jardim Raio de Sol

Atualizado: 2 de ago. de 2024

A Exploração e aprendizagem em seus contextos de desenvolvimento no cotidiano do chão de uma escola de educação infantil na primeiríssima infância perpassa pelo lúdico, referindo-se ao sistema comportamental, cultural e simbólico da mente do bebê, que é fundamental para seu relacionamento, aprendizado e construção da dimensão cultural da infância através do brincar.


Bebê brincando

As mãos dos bebês na educação infantil desempenham um papel fundamental no desenvolvimento sensorial e motor. Durante essa fase, as crianças estão aprendendo a explorar o mundo ao seu redor, e as mãos são ferramentas essenciais para essa exploração.

Essa exploração vem embasada pela curiosidade e intenção que envolve o corpo, a pele sendo o maior órgão ativa as sensações onde cada toque é sentido por toda a extensão corporal. A exploração tátil é importante para o desenvolvimento sensorial, ajudando-os a entender melhor o mundo ao seu redor.


A curiosidade representa a disposição natural dos bebês para explorar e investigar o mundo ao seu redor, permeando a Intenção compreendida como a epistemologia do ethos lúdico, a intenção refere-se à iniciativa e decisão dos bebês em participar ativamente de suas experiências e aprendizagens. Tendo como um dos pontos de observação as mãos, simbolizando a ação prática e a manipulação de objetos que os bebês realizam durante o brincar, o que é essencial para seu desenvolvimento.


A curiosidade é um aspecto fundamental na observação constante dos bebês, funcionando como a ciência do ser, ou seja, a base existencial que motiva os bebês a interagir com o mundo. Essa disposição natural para explorar e investigar é crucial para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos bebês, pois os leva a questionar, experimentar e aprender sobre as coisas, pessoas e fenômenos ao seu redor. A curiosidade impulsiona a busca por novas experiências e informações, permitindo que os bebês construam significados e compreendam melhor o ambiente em que vivem.




A intenção, no contexto diário, é vista como conhecimento de mundo, que se relaciona com o conhecimento e a forma como os bebês se engajam ativamente em suas experiências. Essa intenção é a força motriz que leva os bebês a tomar decisões e a se mobilizar em relação ao mundo ao seu redor.

Quando os bebês têm a liberdade de explorar e agir de acordo com suas próprias vontades e curiosidades, eles desenvolvem modos de pensar e produzem sentidos a partir de suas interações. A intenção é, portanto, essencial para que os bebês possam perceber e aproveitar suas experiências de aprendizado, e é importante que os educadores criem ambientes que respeitem e incentivem essa iniciativa, permitindo que os bebês se conectem com suas próprias atividades e interesses.


A "mão" simbolizando a ação prática e a manipulação de objetos que os bebês realizam enquanto brincam. Essa dimensão é crucial para o desenvolvimento, pois a interação física com o ambiente permite que os bebês explorem, experimentem e aprendam de maneira concreta.

Através do uso das mãos, os bebês não apenas manipulam objetos, mas também constroem conhecimento e compreensão sobre o mundo ao seu redor. Essa ação tátil é fundamental para a formação de conceitos e para a expressão de suas curiosidades e intenções. A mão, portanto, representa a capacidade de agir, experimentar e criar, sendo um elemento central na construção do conhecimento e na vivência das experiências infantis.




Criança sentada na areia

Maturana e Verden-Zöller, eles discutem a importância da ludicidade como um fundamento da condição humana e sua relevância para o desenvolvimento da consciência de si e do mundo, e o brinquedo (a mão) oportuniza uma observação única, individual e coletiva, pois brincando com o próprio corpo, o bebê experimenta, descobre, inventa, aprende e confere a construção das habilidades, como impor força ao deslocar um objeto. Além da estimulação da curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, na qual, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, concentração e da atenção, construções constantes em um corpo aberto e em pura transformação.


Transformações essas que ocorrem, promovendo um ambiente de aprendizado que valoriza a curiosidade, a intenção e a ação prática dos bebês e a aplicação ocorre na constante criação de Ambientes Ricos em Estímulos, os educadores podem organizar espaços que incentivem a exploração e a brincadeira. Isso inclui a disponibilização de materiais variados e seguros que os bebês possam manipular, explorar e experimentar, promovendo a curiosidade e a investigação.


A observação atenta dos professores deve se atentar as ações dos bebês para entender suas intenções e interesses. Essa observação permite que os educadores ajustem suas práticas e ofereçam oportunidades de aprendizado que estejam alinhadas com as necessidades e desejos dos bebês.



Algumas práticas ajudam a criar um ambiente pedagógico que valoriza a cultura da infância, permitindo que os bebês se desenvolvam de maneira integral e significativa.


1. Incentivo à Ação e Manipulação: enfatiza a importância da ação prática. Os educadores devem encorajar os bebês a usar suas mãos para explorar, criar e interagir com o mundo ao seu redor, promovendo o desenvolvimento motor e cognitivo.


2. Promoção da Autonomia: É fundamental que os educadores incentivem a autonomia dos bebês, permitindo que eles tomem decisões sobre suas brincadeiras e experiências. Isso fortalece a intenção e a capacidade de agir de forma independente, contribuindo para o desenvolvimento da autoconfiança.


3. Reflexão e Diálogo: Os educadores podem promover momentos de reflexão e diálogo sobre as experiências de brincadeira, ajudando os bebês a nomear e compreender suas ações e sentimentos. Isso contribui para a construção de significados e para o desenvolvimento da linguagem.


4. Integração de Diferentes Saberes: Ao abordar os núcleos conceituais de curiosidade, intenção e mão, os educadores podem integrar diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma aprendizagem holística que respeite a complexidade das ações infantis.


Na educação infantil, é fundamental harmonizar um ambiente rico em estímulos táteis e propostas que impulsionem o uso das mãos. Isso pode conter brinquedos apropriados para a idade, materiais de arte, e contextos sensoriais que incentivem a exploração e o desenvolvimento das habilidades motoras finas.


Essas experiências não só amparam o desenvolvimento físico dos bebês, mas também são básicos para o desenvolvimento cognitivo e emocional.




Humberto Maturana

Gerda Verden-Zöller

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