Olá!
Eu sou a Débora, mãe da Sofia, 1 ano e 5 meses. Trabalho como tradutora intérprete de língua de sinais, língua que aprendi logo pequena em minha família. Minha irmã mais velha é surda e foi com ela que mergulhei neste mundo visual.
Quando a Sofia nasceu, comecei a sinalizar sempre que falava com ela. Não, Sofia não é surda, mas senti que seria importante que ela aprendesse Libras desde cedo. Estudei sobre o assunto e vi que crianças que aprendem língua de sinais se comunicam mais rapidamente e com mais habilidade.
Hoje, Sofia sabe falar mais de 25 palavras em português e faz mais de 30 sinais em Libras, e esses números aumentam rapidamente. A pequena Sofia forma frases e consegue falar e "sinalizar" o que sente ou quer, tornando-a uma criança saudável e tranquila.
A língua brasileira de sinais (Libras) foi oficializada no ano de 2002 e a profissão de intérprete de Libras surge em forma de lei apenas no ano de 2011. Sim, tudo muito recente.
Penso que a inclusão social passa por sabermos a língua do outro. Passa por darmos voz ao outro, com palavras ou com sinais. Tenho certeza que a Sofia e seu coleguinhas serão responsáveis pela construção de um mundo ainda mais belo e acessível à todos.
Dicas de sites que desenvolvi e podem ser interessantes:
Sobre o meu trabalho:
Sobre nosso projeto social de receitas em Libras:
CARINHOSAMENTE ESCRITO POR DÉBORA CLAUDIO DABLE (MÃE DA SOFIA)...
Comments