top of page
  • Foto do escritorEscola Jardim Raio de Sol

O que representa a Psicomotricidade Relacional na escola



A #PsicomotricidadeRelacional é uma metodologia que tem como objetivo estimular o desenvolvimento global da criança, através do brincar espontâneo.

O que isso significa? Isso quer dizer que, ao participar da atividade a criança irá brincar, expressando-se como ela é, com as suas dificuldades, potencialidades e principalmente os seus sentimentos, para que, a partir daí possam ser trabalhadas as suas capacidades pessoais e individuais. O Psicomotricista Relacional atua como parceiro da criança na #brincadeira, porém a sua função é atender as suas demandas e intervir sempre que necessário para que ela possa tomar consciência dos seus sentimentos e atitudes, inclusive muitas vezes inadequadas. Portanto, a Psicomotricidade Relacional não é como outras atividades onde se aprende uma modalidade. É um espaço para vivenciar de forma coletiva experiências simbólicas que levem a criança ao amadurecimento e desenvolvimento de suas capacidades motoras, cognitivas, afetivas, sociais e relacionais. Essas #experiênciassimbólicas são muito ricas em termos de aprendizado, pois permitem-na conviver em grupo e lidar com sentimentos que inevitavelmente surgem numa brincadeira: frustração, rejeição, agressividade, timidez, limite, conflito, entre outros. É um espaço para explorar, criar, imaginar e desenvolver habilidades relacionais como: dividir, trocar, compartilhar, ceder, reivindicar, colaborar, etc. Seria um meio de ajudar a criança a desenvolver e aprender como conviver socialmente com todas essas diferenças. Além de ser um lugar apropriado para o alívio de suas tensões.




Psicomotricista Relacional: Janete Izabel Aschwanden Soviersovski

Facebook: @Janeteas

103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Blog

Logo Raio de Sol
bottom of page