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  • Foto do escritorEscola Jardim Raio de Sol

Degustar com o olhar

Quem já entrou em um ambiente preparado esteticamente, seja um restaurante, uma lanchonete, uma cafeteria e saboreou o espaço e sua organização e sentiu que “a fome” foi aguçada, potencializada?

E consequentemente esse espaço ficou marcado, guardado na memória como uma “sedução gastronômica “.

A educação alimentar na Educação infantil, destaca a importância da introdução alimentar, suas cores, seus cortes, seus aromas, são quesitos essenciais para criação e construção das preferencias alimentares das crianças.


educação alimentar

A estética alimentar no contexto escolar é continuamente estudado para ampliar através dos sentidos, novos olhares na construção do paladar infantil.

Ao educar sobre suas escolhas, contribuímos para a redução de riscos de doenças futuras e promovemos uma qualidade de escolhas, respeitando o paladar de cada criança, no entanto, o NÃO que naturalmente recebemos das crianças deve ser recebido como um talvez, assim recorrendo a repetição, acompanhado com a experimentação, e esse processo é crucial para que o paladar das crianças seja a cada dia ampliado e havendo necessidade, a prévia investigação de futuras alergias e intolerâncias.





A educação alimentar na Escola Raio de Sol, exerce um papel decisivo na concepção das preferências alimentares dos bebês e das crianças bem pequenas, a concepção de suas escolhas e hábitos perpassa pela apresentação e narrativa da composição dos alimentos.


Destacamos alguns pontos de influência:

  1. Concepção de Hábitos Saudáveis: Desde a Educação Infantil, as crianças abrem-se ao desenvolvimento de suas preferências alimentares. Quando são convidadas conhecer e compor uma multiplicidade de alimentos saudáveis, as crianças recebem orientação sobre suas escolhas, é mais aceitável que adotem esses hábitos ao longo da vida.

  2. Instrução e Conscientização: A educação alimentar não se restringe a ensinar somente sobre os alimentos, mas também se amplia a conscientização sobre a seriedade de uma alimentação segura, que traga as crianças desejo em saber sobre o que está sendo consumido e sua produção. Ajudando as crianças a entenderem a importância de suas escolhas, e as escolhas realizadas pelos adultos, sensibilizando os benefícios de consumir frutas, verduras e outros alimentos nutritivos, diminuindo a possibilidade de elegerem por escolhas menos saudáveis.

  3. Ambiente de Aprendizagem: O papel da escola e da família é imprescindível. Ao planejar e organizar ambiente acolhedor que estima a alimentação saudável, como o exercício de refeições em família e a inclusão de alimentos saudáveis nas refeições escolares, as crianças são estimuladas a experimentar e optar por esses alimentos.

  4. Experiências Práticas e Convidativas: As atividades práticas, como as hortas, podem envolver na aprendizagem sobre alimentação uma significativa representação sobre as escolhas e como os alimentos são gerados. Quando as crianças participam do plantio (cada um da sua forma e participação), organização do espaço, e preparo dos alimentos, inclinam-se a interessar-se mais por esses alimentos e a expandir suas preferências no contexto escolar e familiar.


A educação alimentar é um instrumento pedagógico influente que, ao ser aplicado de forma ativa, pode aperfeiçoar as preferências alimentares das crianças, requerendo hábitos saudáveis que persistirão por toda a vida.


Ao focar no desenvolvimento integral da Primeira Infância, e na responsabilidade da composição e apresentação dos alimentos, a escola mantem-se atuante na observação dessa integralidade, como:

  1. Desenvolvimento Físico: Um cardápio equilibrado dispõe dos nutrientes essenciais que as crianças necessitam para um desenvolvimento físico saudável. A escolha e inclusão das proteínas, gorduras saudáveis, carboidratos, vitaminas e minerais, que são basilares para o desenvolvimento físico adequado

  2. Desenvolvimento Cognitivo: O desempenho cognitivo está diretamente ligado a aplicabilidade de uma alimentação saudável. A contribuição dos nutrientes apropriados coopera para a função cerebral que recebe os estímulos, experienciam e os transformam em aprendizado, aperfeiçoando a concentração, a memória e sua infinita curiosidade em aprender.

  3. Desenvolvimento da Saúde Emocional: Possui evidências que ao desenvolver uma alimentação equilibrada no primeiro sentênio, há uma influência no bem-estar emocional das crianças.

  4. Desenvolvimento na Socialização: Propostas voltadas à alimentação saudável, como refeições em grupo e projetos de horta, propicia a socialização entre as crianças de todas as idades. Essa prática auxilia no desenvolvimento de habilidades sociais e na criação de um ambiente voltado ao aprendizado colaborativo.

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