• Escola Jardim Raio de Sol

Mãe, tô com fome !!!

Atualizado: 11 de Abr de 2019


Hora do almoço! Hum! Nada melhor que uma comidinha gostosa!

Uma boa refeição é como um abraço caloroso!

Então seguem algumas dicas bem simples para isso acontecer:

* Refeições feitas com comida de verdade, com alimentos da feira, do açougue, preparados na panela de casa, alimentam

o corpo e a alma.

* Uma alimentação saudável é aquela preparada com alimentos “in natura” e minimamente processados. In natura

como foram obtidos da natureza, tudo fresco.

* Consumir com moderação: alimentos processados, estes são aqueles alimentos “in natura” que passaram por

transformações. Ex: pães, queijos, conservas...

* Evitar ao máximo alimentos processados, são aqueles que imitam comida, produzidos na indústria, com substâncias

desenvolvidas em laboratório. Ex:lasanha congelada, refrigerante, molho de tomate pronto, e assim vai!

* O contato com o alimento antes dele chegar ao prato é fundamental, a família toda deve estar envolvida.


Que tal, então, a família toda por a mão na massa no preparo da receita dessa pizza deliciosa e funcional. Ela foi

servida no lanche da tarde e as crianças adoraram!



Curiosidade: a abóbora cabotiá é rica em betacarateno, que pode ser convertida pelo organismo em vitamina A. É fonte

elevada de vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, fibras, potássio e ferro. Forte aliada contra o envelhecimento,

ajuda no fortalecimento dos ossos e dentes, oferece benefícios para o coração e possui poucas calorias!


Massa de pizza com farinha integral e abóbora cabotiá


Ingredientes para a massa:

 750gr de farinha integral;

 250gr de farinha branca;

 2 copos de abóbora cabotiá assada e amassada;

 3 colheres de chá de sal marinho;

 4 colheres de sopa de azeite de oliva;

 10gr de fermento biológico seco;

 3 colheres de sopa de água morna.


Modo de preparo da massa:


Num recipiente grande colocar o fermento hidratar com água morna, deixar agir por 5 minutos. Nesse recipiente acrescente todos os ingredientes, misture e coloque a mão na massa! Logo vai obter uma massa homogênea, ela vai soltar

das mãos.

Faça bolinhas calculando o tamanho de sua assadeira. Cubra com pano seco e deixa crescer por 30 minutos. Essa massa não dobra de tamanho.

Abrir a massa com auxílio de um rolo em superfície enfarinhada. Untar a assadeira, colocar a massa e furar com um garfo. Levar ao forno pré aquecido (200°) por 10 minutos.

 1 kg de massa rende muitos discos.

 As massas pré assadas podem ser congeladas, embaladas em filme plástico por até 2 meses (-18°).


Modo de preparo da abóbora cabotiá:


Cortar a abóbora em fatias não muito grandes e dispor em uma forma. Cobrir com papel alumínio e levar ao forno pré aquecido (200°) por aproximadamente 40 minutos ou até que estejam macias.

Depois de esfriar, remover as cascas e amassar com garfo.



Molho de tomate produzido na escola


Ingredientes:

 12 tomates italianos cortados ao meio;

 3 dentes de alho inteiros sem casca;

 1 cebola grande cortada em rodelas;

 Azeite de oliva;

 Sal marinho;

 Orégano fresco;

 Páprica picante;

 Manjericão fresco.

Modo de preparo:

Colocar o azeite numa forma (quantidade generosa), acrescentar as rodelas de cebola, os tomates por cima e os dentes de alho.Temperar com sal, orégano e páprica. Para finalizar acrescente mais um pouco de azeite. Levar ao forno pré

aquecido (200°) por 30 minutos.

Depois que desligar o forno acrescente as folhas de manjericão. Este não vai ao forno. Processar no liquidificador após esfriar.


Enfim! Espalhar esse molho saboroso na massa pré assada e acrescentar a cobertura de sua preferência!

Levar ao forno pré aquecido (200°) por mais 10 minutos.

Bom apetite !!!

As crianças adoraram !!!


Luciana Ravaglio - Nutricionista

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